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Doenças e Prevenção

Colesterol Alto

Dr. Marcelo Chiara Bertolami

IntroduçãoDescriçãoDiagnósticoTratamentoBibliografia

Tratamento

Qual o tratamento para o aumento de lípides no sangue?
Quais são os alimentos que produzem aumento do colesterol sangüíneo?
Quais são os alimentos recomendados para controlar os níveis de lípides no sangue?
Quais são os alimentos que produzem aumento dos triglicérides sangüíneos?
Quais são as outras providências para controle dos lípides sangüíneos?
Existem medicamentos para tratamento das alterações dos lípides sangüíneos?
Existe algum perigo na redução dos lípides sangüíneos?
Dicas úteis para controlar os níveis de lípides sangüíneos no dia-a-dia

Separador

Qual o tratamento para o aumento de lípides no sangue?

Uma dieta pobre em colesterol e gorduras saturadas vai reduzir o nível do LDL-colesterol ("colesterol ruim").

[sobe]

Quais são os alimentos que produzem aumento do colesterol sangüíneo?

São os alimentos ricos em colesterol e/ou em gorduras saturadas.

O colesterol está presente exclusivamente nos alimentos de origem animal. Assim, todas as carnes e seus derivados, os frutos do mar, os miúdos, a gema do ovo, o leite e seus derivados (manteiga, iogurte, coalhada, queijos, creme de leite, chantilly) contêm colesterol.

As gorduras saturadas são encontradas em:

  • alimentos de origem animal: carnes, leite e derivados;
  • alimentos industrializados: bolos, biscoitos recheados, chocolates, croassants, tortas, gordura hidrogenada, sorvetes cremosos;
  • alimentos vegetais: coco, banha de coco, azeite de dendê.

[sobe]

Quais são os alimentos recomendados para controlar os níveis de lípides no sangue?

As gorduras insaturadas (monoinsaturadas e poliinsaturadas), embora forneçam muitas calorias, diminuem o colesterol sangüíneo e devem ser utilizadas em substituição às saturadas. Ambas reduzem o LDL-colesterol ("colesterol ruim"), sendo que as poliinsaturadas tendem a reduzir o HDL-colesterol ("colesterol bom") também, enquanto as monoinsaturadas não reduzem ou até elevam esta fração do colesterol e, portanto, são mais recomendadas.

As monoinsaturadas estão presentes em certos óleos vegetais, como o de oliva e de canola, nozes, avelãs, castanhas, amêndoas e no abacate.

Quanto às poliinsaturadas são encontradas em óleos vegetais como o de soja, milho e girassol e em margarinas cremosas e halvarinas.

Os alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, tubérculos e cereais, não contêm nem colesterol nem gordura saturada, podendo ser consumidos em substituição aos de origem animal.

[sobe]

Quais são os alimentos que produzem aumento dos triglicérides sangüíneos?

Em certas pessoas, os triglicérides sangüíneos podem aumentar com o maior consumo de alimentos gordurosos. Entretanto, o mais comum é que esse aumento dependa da sensibilidade de alguns indivíduos aos açúcares e doces, às bebidas alcoólicas (independentemente se destiladas ou fermentadas), ou às massas e alimentos contendo amido.

[sobe]

Quais são as outras providências para controle dos lípides sangüíneos?

Além da alimentação adequada, a atividade física regular é importante para o controle das alterações dos lípides sangüíneos. Qualquer tipo de exercício, principalmente os que envolvem músculos grandes, realizado por pelo menos 30 minutos ao dia e regularmente, favorece a redução do LDL-colesterol e dos triglicérides e a elevação do HDL-colesterol. O controle do peso também é importante, devendo manter-se o mais próximo possível do ideal.

[sobe]

Existem medicamentos para tratamento das alterações dos lípides sangüíneos?

Hoje dispomos de medicamentos bastante eficazes e seguros para a redução do LDL-colesterol e dos triglicérides. Eles só devem ser empregados quando as mudanças alimentares, a perda de peso e a atividade física regular não forem suficientes para controle do perfil lipídico. Infelizmente, ainda não dispomos de medicamentos capazes de aumentar exclusivamente o HDL-colesterol. Isso pode ser conseguido com interrupção do fumo e perda de peso, se for o caso, e pelo aumento da prática regular de atividade física. Lembre-se: seu médico é o único capaz de saber qual o melhor remédio para a alteração dos lípides sangüíneo, portanto, só tome medicamento com orientação médica.

[sobe]

Existe algum perigo na redução dos lípides sangüíneos?

Não, pelo contrário. O risco de aterosclerose diminui. Entretanto, os medicamentos, quando utilizados, podem produzir efeitos colaterais. Daí a recomendação do acompanhamento médico.

[sobe]

Por quanto tempo deve ser feito o tratamento?

O tratamento das alterações do perfil lipídico é semelhante ao de outros problemas crônicos, como a hipertensão arterial e o diabetes, e deve ser seguido por toda a vida. É muito importante que as modificações dos hábitos alimentares sejam mantidas regularmente. Os medicamentos, quando receitados, devem ser tomados por tempo indeterminado para que possam produzir o benefício final que é a redução do risco de aparecimento de manifestações da aterosclerose.

[sobe]

Dicas úteis para controlar os níveis de lípides sangüíneos no dia-a-dia:

  1. Utilize leite e iogurte desnatados ou "light"
  2. Dê preferência aos queijos magros (frescal, ricota, cottage) e às margarinas cremosas ou halvarinas
  3. Prepare os alimentos utilizando óleos vegetais: soja, milho, canola, girassol e azeite de oliva
  4. Cuidado com as frituras, principalmente as feitas com banhas e manteiga
  5. Varie as carnes, intercalando carne bovina com aves e peixes
  6. Remova a gordura visível das carnes e a pele das aves, se possível antes do preparo
  7. Evite preparações que contenham: creme de leite, chantilly, maionese, chocolate, gordura hidrogenada, leite condensado
  8. Consuma ovos e preparações com gemas de forma moderada
  9. Para o tempero de saladas utilize óleo de oliva, vinagre e limão
  10. As massas devem ser acompanhadas por molhos vermelhos ou com vegetais
  11. Utilize o forno ou o microondas para o preparo de milanesas e empanados
  12. Dê preferência aos salgadinhos assados do que aos fritos
  13. Frios e embutidos (linguiça e salsicha) à base de aves podem ser consumidos
  14. Frutas em calda, picolé de frutas, gelatina, geléias, são isentos de colesterol ou gorduras, mas cuidado com as calorias, pois engordam e o açúcar pode aumentar o nível de triglicérides do sangue
  15. Ao compor a refeição, intercale alimentos industrializados com alimentos naturais
  16. Utilize sal com moderação. Cuidado com o uso abusivo do saleiro de mesa
  17. Mantenha um peso saudável
  18. Torne-se mais ativo no seu dia-a-dia. Evite ficar longos períodos sentado
  19. Evite o tabagismo
  20. Se usuário de bebida alcoólica, faça-o com moderação

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Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

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