|
| Extrato de chá verde: o próximo
grande auxílio na perda de peso |
|
|
|
| Fonte: American Journal of Clinical Nutrition,
22/11/1999 |
|
|
|
Adicionalmente a seu potencial
cardioprotetor, o extrato de chá verde pode ser útil
no auxílio à perda de peso: em testes clínicos,
aparentemente aumenta as taxas metabólicas e acelera a
oxidação das gorduras.
Dulloo e colaboradores da Universidade de
Genebra demonstraram que além da cafeína, o chá
verde contém polifenóis que aumentam a termogênese
(taxa pela qual as calorias são queimadas) e o gasto
total de energia.
O efeito que alavanca o metabolismo parece
ser independente da cafeína suplementar consumida pelos
indivíduos estudados. Nenhum dos 10 indivíduos
saudáveis estudados eram obesos e não estavam
fazendo dieta. Uma dieta típica, que não leva à
perda de peso, foi utilizada durante a pesquisa.
Cada indivíduo foi inserido em um
grupo que fazia um dos seguintes tratamentos: extrato de chá
verde com 50 miligramas de cafeína; cápsulas de
50 miligramas de cafeína, e cápsulas de placebo.
Em três ocasiões diferentes,
cada indivíduo permaneceu por 24 horas em uma câmara
respiratória, especialmente desenhada, onde era possível
avaliar o gasto de energia e termogênese cuidadosamente.
Apesar de milhões de culturas ao
redor do planeta consumirem café e chá, apenas o
efeito do café no metabolismo das gorduras - em virtude
de seu conteúdo de cafeína - foi amplamente
estudado. Mas o aumento das taxas metabólicas devido à
cafeína tem sido notado apenas com doses muito acima de
150 miligramas por dia, quantidade encontrada numa xícara
de café.
Como a cafeína é famosa por
aumentar a velocidade do coração, o chá
verde parece ser uma alternativa mais segura para pacientes
obesos passíveis de hipertensão ou outros
problemas cardiovasculares. Indivíduos que receberam
apenas cafeína - não chá verde - não
apresentarem qualquer variação em suas taxas
metabólicas.
Os autores propõem que uma interação
sinergética entre cafeína e outros componentes
bioativos do extrato de chá verde acarreta na promoção
de maiores taxas de queima de gordura.
O estudo foi publicado no volume de novembro
de 1999 de American Journal of Clinical Nutrition.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|