|
| Azeite e vegetais cozidos podem
proteger contra artrite reumatóide |
|
|
|
| Fonte: Journal of Clinical Nutrition, 22/11/1999
|
|
|
|
Pesquisas sobre intervenções
na dieta para tratamento de artrite reumatóide (em inglês,
RA) têm sido relativamente inconclusivas, mas um novo
estudo grego sugere que o alto consumo de azeite e vegetais
cozidos pode proteger contra essa doença e até
moderar seus sintomas.
Linos e colaboradores da Universidade de
Atenas descobriram que o desenvolvimento da RA está
intimamente correlacionado ao baixo consumo de dois ítens
comuns da dieta grega: azeite, ou óleo de oliva, e
vegetais cozidos.
Populações do sul do Mediterrâneo
possuem uma dieta muito diferente daquela típica na
região ocidental, com mais vegetais crús e
cozidos, peixe e azeite.
Indivíduos-controle sem RA foram
comparados a pacientes com a doença. Uma retrospectiva
da dieta durante toda a vida foi efetuada em ambos os grupos.
Aqueles que consumiam menor quantidade de azeite apresentavam
risco 2,5 maior de desenvolver RA. Além disso, aqueles
que ingeriram maior quantidade de vegetais cozidos tinham
risco reduzido de 75% de desenvolver a doença.
O estudo prévio sobre RA mais
encorajador apontou para um papel similar de óleos de
peixe marinhos, como atum, arenque, salmão ou bacalhau.
Esses óleos contêm ácidos graxos n-3
anti-inflamatórios.
Os autores propõem um mecanismo metabólico
através do qual o azeite protege contra o
desenvolvimento de RA, inibindo sua resposta inflamatória.
Especialmente na forma não refinada, como consumido na
Grécia, o azeite é também rico em
antioxidantes naturais, sendo metabolizado à forma
poli-insaturada, ácido eicosatreinóico, que,
como os óleos n-3 de peixes, possui efeitos
anti-inflamatórios.
O consumo de peixes marinhos ricos em n-3 é
baixo nas populações gregas, cuja dieta de
peixes abrange aqueles de águas menos profundas do
Mediterrâneo. Espera-se assim que aproveitem mais do
metabolismo de ácidos graxos poli-insaturados do azeite
em sua dieta.
O estudo foi publicado no Journal of
Clinical Nutrition, em novembro de 1999.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|