|
| Leite materno nos primeiros quatro
meses de vida protege contra asma e alergias |
|
|
|
| Fonte: British Medical Journal, 23/09/1999 |
|
|
|
Adiar a alimentação por tipos de leite
diferentes do materno até que a criança tenha,
ao menos, quatro meses de vida, pode proteger contra asma e
atopia (predisposição a várias reações
alérgicas) em épocas posteriores da infância.
Um estudo, conduzido pelo Dr. Wendy Odd e colaboradores,
referente ao assunto foi publicado, no final do mês, no
British Medical Journal.
O desenvolvimento de 2187 crianças foi acompanhado
desde a época pré-natal até a idade de
seis anos. Os pesquisadores descobriram que havia uma redução
significativa no risco de asma infantil quando as crianças
atingiam tal idade, desde que as mesmas tivessem sido
alimentadas exclusivamente por leite materno por, no mínimo,
quatro meses após o nascimento.
O efeito protetor da amamentação pode se
manifestar sob várias formas. Além disso, os
pesquisadores afirmam que a idade da criança na época
da introdução de outros tipos de leite parece
ser mais importante do que a duração do período
de amamentação na relação com a
asma e atopia em outras épocas da infância.
Contudo, os autores concluem que não podem rejeitar
definitivamente a possibilidade de que a amamentação
em si seja o fator de maior importância. Mais estudos são
necessários para confirmar os benefícios aqui
avaliados, bem como para entender melhor os mecanismos
envolvidos.
Intervenções das entidades de saúde pública
que sugiram e promovam a maior duração da
amamentação exclusiva por leite materno podem
auxiliar na redução da morbidez e prevalência
da asma infantil.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|