|
| Maçã protege contra
câncer e radicais livres |
|
|
|
| Fonte: Nature, 22/06/2000 |
|
|
|
Uma combinação de substâncias químicas
das plantas, tais como flavonóides e polifenóis
(fitoquímicos), encontrados na polpa e, principalmente,
na casca da maçã, fornece os benefícios
antioxidantes e anti-câncer da fruta. O estudo, cujo
autor principal é Rui Hai Liu da Cornell University,
aparece na edição de hoje da revista Nature.
"Os cientistas estão interessados em isolar
compostos únicos, tais como a vitamina C, a vitamina E
e o beta-caroteno, para averiguar se possuem benefícios
antioxidantes ou anti-câncer. Nenhum destes compostos
trabalha sozinho para reduzir o câncer. É a
combinação dos flavonóides e polifenóis
que faz o trabalho", explica Liu.
Um antioxidante é uma das muitas substâncias
que reduzem ou previnem a oxidação, evitando o
dano celular e dos tecidos por radicais livres. Os
pesquisadores descobriram que a vitamina C da maçã
é responsável apenas por uma pequena parte da
atividade antioxidante. Quase toda esta atividade em maçãs
advém dos fitoquímicos.
Estudos prévios demonstraram que pílulas
contendo 500 miligramas de vitamina C podem agir como pró-oxidantes.
Os pesquisadores de Cornell descobriram que a ingestão
de 100 gramas de maçãs frescas, com casca,
fornecia uma atividade antioxidante total equivalente a 1500
miligramas de vitamina C. Os pesquisadores utilizaram maçãs
vermelhas de Nova York para obtenção dos
extratos utilizados no estudo dos efeitos dos fitoquímicos.
Utilizando células de câncer de cólon
tratadas com extrato de maçã, os cientistas
descobriram que a proliferação celular era
inibida. Células tratadas com 50 miligramas de extrato
da casca da maçã apresentavam inibição
de 43%. O extrato da polpa da maçã. inibia as células
de câncer de cólon em 29%.
Os pesquisadores também testaram o extrato com células
hepáticas humanas. Com 50 miligramas, o extrato
derivado da maçã com casca inibia as células
cancerosas em 57% e o extrato derivado da fruta sem casca
inibia aquelas células em 40%.
Segundo Liu, "consumir frutas e vegetais é
melhor do que ingerir pílulas de vitaminas. Pode-se
obter anti-oxidantes suficientes dos alimentos sem se
preocupar com a toxicidade. O que o estudo mostra é que
a combinação de fitoquímicos desempenha
um papel muito importante na ação anti-câncer
e anti-oxidante e que benefícios reais para a saúde
pode ser obtido a partir de uma combinação de
fitoquímicos."
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|