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Notícias Fevereiro de  2001

Legumes contêm amido resistente
Fonte: Journal of Nutrition, 02/02/2001

Os legumes geralmente não agradam tanto quanto os grãos, os vegetais e as frutas quando se tenta alcançar a quantidade de 25 a 35 gramas de fibras diárias, recomendada pela Associação Dietética Americana, A.D.A.

Pesquisadores da Universidade de Illinois, liderados por George C. Fahey Jr., afirmam que muitos legumes (feijão, lentilhas e ervilhas) deveriam estar presentes nos pratos de muita gente.

Na edição de fevereiro de Journal of Nutrition, cientistas da Universidade de Illinois preenchem uma lacuna do artigo da A.D.A de 1997 sobre fibras dietéticas. Os legumes contêm porcentagens substancialmente elevadas de amido resistente, quando comparados aos cereais, à farinha e aos produtos a base de grãos. Este tipo de amido não é ingerido facilmente. Passa pelo estômago e pelo intestino delgado antes de se depositar no cólon. Lá, as bactérias o atacam, da mesma forma que o fazem com as fibras, produzindo butirato, um ácido graxo de cadeia curta desejável por suas qualidades anti-câncer.

O estudo fornece a primeira base de dados da porcentagem de amido e de fibra em alimentos e ingredientes comuns. Os pesquisadores também determinaram o local e a forma pela qual ocorre a digestão in vitro estudando a digestão na região inferior do intestino delgado em um modelo canino representativo do trato digestivo humano.

Dos 29 alimentos estudados, os legumes (sete variedades) continham porcentagens substancialmente elevadas de fibras e amido resistente. O feijão preto, por exemplo, contém a maior quantidade de fibra total (43%) e 63% do conteúdo de amido total é de amido resistente.

Grãos cereais, especialmente cevada e milho, também apresentam quantidades consideráveis de amido resistente, porém com baixas quantidades de fibras.


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