|
| Nozes reduzem o risco de doenças
do coração |
|
|
|
| Fonte: Nutrition Reviews, 08/05/2001 |
|
|
|
Pesquisadores de Penn State concluíram
que a ingestão de três nozes ou amendoins pode
ter forte efeito protetor contra doenças do coração.
O Dr. Penny Kris-Etherton, professor de
nutrição e autor do estudo diz, "Até
hoje, cinco grandes estudos epidemiológicos e 11
estudos clínicos demonstraram que o consumo freqüente
de nozes reduz o risco de doenças do coração".
A melhoria mais evidente se dá pela
adição de pequenas quantidades de nozes à
alimentação- cerca de três a quatro
colheres de sopa - por cinco ou mais vezes por semana.
"Contudo, não se pode
simplesmente adicionar as nozes ou derivados à dieta
usual sem efetuar ajustes", complementa. "Deve-se
substituir algumas das calorias usualmente consumidas pelas
calorias dos grãos, substituindo também a
gordura saturada pela gordura insaturada das nozes",
finaliza.
O estudo foi publicado na edição
do último dia 8 da revista Nutrition Reviews.
Entre os grãos consumidos pelas
pessoas que fizeram parte do estudo epidemiológico
estavam amêndoas, castanhas, castanhas de cajú,
avelãs, pistache, amendoins, entre outros. Contudo, os
efeitos específicos de cada um deles em relação
às doenças do coração não
foram avaliados nesses estudos, devido às dificuldades
de classificar os padrões de consumo de grãos
específicos e ao pequeno número de casos em cada
categoria.
Os 11 estudos clínicos focavam o
efeito redutor do colesterol sangüíneo de cada
noz. Coletivamente, os estudos indicavam que a inclusão
de nozes na dieta redutora do colesterol sangüíneo
traz efeitos positivos. Os cálculos conduzidos pelos
pesquisadores com base nos dados publicados sugerem que as
nozes podem conter outros constituintes redutores de
colesterol, porém mais estudos ainda são necessários.
Esses grãos são fontes ricas
de ácidos graxos insaturados, boa gordura, e
deficientes em ácidos graxos saturados, má
gordura. Contudo, os pesquisadores concluem que o perfil de ácidos
graxos dos grãos contribui apenas para uma parte da
redução total do risco de doença coronária.
"Nozes são fontes de fibras de
proteína vegetal, vitaminas antioxidantes, minerais e várias
substâncias bioativas que podem ter efeitos benéficos.
É aceitável que vários nutrientes atuem
em conjunto para exercer efeitos benéficos", dizem
os autores.
Conclui-se que é apropriado
recomendar a inclusão de nozes em uma dieta saudável,
atingindo as necessidades energéticas, para redução
do risco de doenças do coração.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|