|
| Alimentos ricos em potássio
podem ajudar na prevenção da osteoporose |
|
|
|
| Fonte: Universidade da Califórnia,
23/05/02 |
|
|
|
Ingerir alimentos ricos em potássio, como bananas,
tomates e suco de laranja, podem ajudar a prevenir a
osteoporose em mulheres na pós-menopausa reduzindo as
perdas de cálcio, conforme um estudo da Universidade
da Califórnia em São Francisco (UCSF).
O consumo excessivo de sal por mulheres na pós-menopausa
mostrou aumentar o nível de minerais ósseos
excretados pela urina, embora o sal não pareça
atingir mulheres ou homens mais jovens, disse a autora do
estudo, a Dra. Deborah Sellmeyer, professora de endocrinologia
e metabolismo. Enquanto os benefícios do cálcio
na dieta e da vitamina D na preservação da
densidade óssea estão estabelecidos, o estudo da
UCSF é o primeiro a examinar o papel do potássio
na prevenção da perda de densidade óssea
exagerada através da dieta rica em sal.
No estudo da UCSF, 60 mulheres saudáveis na pós-menopausa
foram colocadas em uma dieta com baixa quantidade de sal (2
gramas ao dia) durante três semanas, enquanto seus níveis
de cálcio excretado eram medidos. O nível de NTX
excretada, uma proteína óssea, também foi
medido. Um maior nível de NTX indica que as mulheres
estão sob um risco maior de fraturas.
Ao final de três semans, todas as participantes foram
colocadas em uma dieta com alta quantidade de sal (9gramas ao
dia). A metade delas recebeu um suplemento de potássio
e a outra metade recebeu um placebo. Elas continuaram com a
dieta rica em sal por mais quatro semanas. Ao final do estudo,
os pesquisadores foram capazes de comparar os resultados das
dietas de alta e baixa quantidade de sal de cada mulher
individualmente. Eles também foram capazes de comparar
a perda de cálcio e de NTX entre o grupo do placebo e o
grupo que recebeu o potássio. A perda de cálcio
aumentou em 33% nas mulheres que tomaram o placebo, porém
diminuiu em 4% no grupo do citrato de potássio.
Para as mulheres que tomaram o placebo, a excreção
de NTX aumentou em 23%, contudo, nas mulheres que tomaram o
citrato de potássio, a excreção aumentou
em 7.5%, sugerindo que seus ossos continuaram mais saudáveis
do que os ossos das mulheres que receberam somente o placebo.
"Quando elas saíam de uma dieta com baixa
quantidade de sal para uma dieta de alta quantidade de sal, não
havia mudanças", disse Sellmeyer. Porém, a
dieta com uma maior quantidade de sal aumentou a excreção
do cálcio urinário nas mulheres que receberam
somente o placebo, e seu aumento da excreção de
cálcio foi associado ao aumento da NTX, sugerindo
efeitos esqueléticos, disse o autor.
A dosagem de potássio utilizada no teste foi de 3.5
gramas diárias, ou aproximadamente a quantidade de 10
bananas. Outros alimentos ricos em potássio incluem
espinafre, melão e batatas.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|