|
| Chocolate ultrapassa vinho tinto e
chá em anti-oxidantes; pode ser uma escolha mais saudável
|
|
|
|
| Fonte: Journal of Agricultural and Food
Chemistry - 03/11/03 |
|
|
|
Há uma notícia agradável sobre o
chocolate: pesquisadores da Cornell University mostraram que a
mais comum bebida de inverno contém mais anti-oxidantes
do que o vinho tinto ou chá e que pode ser uma escolha
mais saudável.
O estudo acrescenta evidências dos benefícios
do chocolate e aponta para uma opção saborosa na
busca por uma dieta rica em anti-oxidantes saudáveis,
produtos químicos que combatem o câncer, doença
do coração e envelhecimento, dizem os
pesquisadores.
Este estudo, é a mais completa comparação
até então sobre a quantidade de anti-oxidantes
dessas três bebidas populares.
"Embora nós saibamos que os anti-oxidantes são
importantes para boa saúde, ninguém sabe a
quantidade diária exata necessária por pessoa",
comenta Chang Yong Lee, responsável pelo estudo e
professor de química alimentar no Cornell's Department
of Food Science and Technology , em NY. "Entretanto, um
copo ou dois de chocolate quente de vez em quando pode
proporcionar um modo delicioso, agradável e saudável
de obter mais anti-oxidantes."
Vários estudos recentes divulgaram os benefícios
do vinho tinto e do chá, todos estes são
conhecidos por terem alta taxa de anti-oxidantes. Embora
pesquisadores estivessem cientes há algum tempo de que
chocolate também é rico nesses compostos, sua
contribuição relativa em comparação
a outras bebidas têm sido incerta, diz Lee. Para obter
um melhor entendimento comparativo dessas bebidas em termos de
anti-oxidantes, os pesquisadores as testaram usando a mesma
quantidade e condições. O teste das bebidas
incluíram um copo de água quente contendo duas
colheres de sopa de chocolate em pó puro, um copo de água
contendo um sachê de chá verde, um copo de chá
preto e uma taça de vinho tinto (California Merlot).
Utilizando técnicas especiais de análise para
avaliar o conteúdo total de anti-oxidantes em cada
bebida, os pesquisadores mostraram que, em cada quantidade
servida, a concentração de anti-oxidante no
chocolate foi mais alta: foi quase 2 vezes maior do que no
vinho tinto, 2 a 3 vezes maior do que no chá de verde e
4 a 5 vezes maior do que no chá preto.
Embora você possa saborear o chocolate quente ou frio,
a versão quente tende a desencadear maior liberação
de anti-oxidantes do que a versão fria, comentam os
pesquisadores. O chocolate rico em anti-oxidante é também
encontrado em muitos produtos diferentes, incluindo
sobremesas, molhos, licores e barras de chocolates, que
diferem amplamente do conteúdo do chocolate.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|