|
| Suplemento vitamínico pode
reduzir os efeitos da doença de Alzheimer |
|
|
|
| Fonte: Archives of Neurology, 19/01/2004 |
|
|
|
Suplementos vitamínicos antioxidantes,
particularmente as vitaminas E e C, podem proteger o
envelhecimento do cérebro contra danos associados com
as mudanças patológicas da doença de
Alzheirmer, segundo um estudo conduzido pela Johns Hopkins
Bloomberg School of Public Health e outras instituições.
Os pesquisadores acreditam que suplementos vitamínicos
antioxidantes podem ser uma estratégia de prevenção
ideal para a nossa população idosa, pois eles são
relativamente não tóxicos e são
considerados como tendo extensos benefícios à saúde.
Peter P. Zandi, PhD, principal autor do estudo e professor
assistente do School's Department of Mental Health, disse: "Esses
resultados são extremamente estimulantes. Nosso estudo
sugere que o uso regular de vitamina E em doses suplementares
nutricionais, especialmente em combinação com a
vitamina C, pode reduzir o risco de desenvolver a doença
de Alzheimer."
Os pesquisadores examinaram dados do Cache County Study,
que é uma grande investigação baseada em
população sobre a prevalência e incidência
da doença de Alzheimer e outras demências.
Residentes com idade de 65 anos ou mais foram avaliados em
1996-1997 e novamente em 1998-2000. No primeiro contato foi
perguntado aos participantes do estudo sobre o uso de
vitamina. Os pesquisadores então compararam os riscos
subsequentes de desenvolvimento da doença de Alzheimer
ao longo do intervalo do estudo entre os usuários do
suplemento e os não-usuários para chegarem a
suas conclusões. Aproximadamente 17% dos participantes
do estudo reportaram tomar o suplemento vitamínico E ou
C. Esses indivíduos eram na maioria das vezes mulheres,
jovens, com melhor instrução e reportaram saúde
geral melhor quando comparados a não-usuários de
suplemento. Além do mais, entre os que tomaram
suplementos vitamínicos, 20% dos participantes
estudados usaram multivitaminas, mas sem uma alta dosagem de
vitamina E ou C.
Os pesquisadores descobriram uma tendência entre a
redução da doença de Alzheimer com uma
combinação de suplementos de vitamina E e C,
mesmo após controle de idade, sexo, educação
e saúde em geral. Porém, não houve redução
notável no risco da doença de Alzheimer com a
vitamina E e C sozinhas ou com as multivitaminas.
Multivitaminas contém tipicamente a quantidade diária
recomendada de vitamina E (22 UI ou 15 mg) e vitamina C (75-90
mg), enquanto os suplementos individuais contém doses
superiores a 1.000 UI de vitamina E e 500 - 1.000 mg ou mais
de vitamina C.
Os pesquisadores explicaram que o uso de vitaminas E e C
pode oferecer proteção contra a doença de
Alzheimer quando ministrados juntos em altas doses disponíveis
em suplementos individuais. Além do mais, deve existir
algum efeito protetor da vitamina E quando ela é
combinada com baixas doses de vitamina C encontradas em
multivitamínicos. Dr. Zandi disse, " Um estudo
estatístico futuro é necessário antes de
conclusões firmes sobre os efeitos protetores desses
antioxidantes
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|