|
| Uma maçã por dia
protege célula cerebral doParkinsonismo e de
Alzheimer. |
|
|
|
| Fonte: Journal of Agricultural and Food
Chemistry, 17/11/2004 |
|
|
|
Um grupo de substâncias químicas nas maçãs
poderia proteger o cérebro de um tipo de dano que
provoca doenças degenerativas como a de Alzheimer e o
Parkinsonismo, de acordo com dois novos estudos dos cientistas
da Cornell University.
Os estudos mostram que a substância química
quercetina, um fitonutriente, parece ser responsável
pela proteção das células cerebrais em
ratos atacados por estresse oxidativo em testes de laboratório.
Fitonutrientes, tais como ácidos fenólicos e
flavanóides, protegem a maçã contra bactéria,
virose e fungo e proporcionam benefícios anticancerígenos
e antioxidantes.
Quercetina é um flavonóide importante das maçãs.
Os antioxidantes ajudam a prevenir o câncer por meio da
eliminação dos radicais livres que danificam a célula
e pela inibição da produção de
substâncias reativas que poderiam danificar células
normais.
"Os estudos mostram que o consumo adicional de maçã
não apenas ajuda a reduzir o risco de câncer,
como estudos anteriores haviam mostrado, mas também que
uma maçã por dia pode fornecer compostos
bioativos importantes, os quais podem desempenhar um papel
importante na redução do risco de doenças
neurodegenerativas ," disse Chang Y.
"O que nós descobrimos que é que os fenólicos
da maçã, que são oxidantes naturalmente
encontrados em maçãs frescas, podem proteger os
nervos das células da neurotoxicidade induzida pelo
estresse oxidativo," disse Lee. Quando Lee e o co-auotor
Ho Jin Heo, um membro visitante na Cornell University,
observaram a quercetina, eles descobriram que ela aparentava
ser o agente principal responsável pelo efeito benéfico.
Na realidade, eles descobriram que a quercetina funciona
melhor na proteção das células nervosas
contra o peróxido de hidrogênio do que a vitamina
C, um antioxidante natural e conhecido por ajudar na prevenção
de danos nas células e tecidos pela oxidação.
A quercetina é encontrada principalmente em maçãs,
frutas e cebolas.
Os dois estudos baseiam-se nas descobertas de Lee em 2002,
que sustentam que a quercetina possui uma atividade anticancerígena
maior que a vitamina C e na sua descoberta de 2000 que os
fitoquímicos apresentam maiores efeitos protetores do
que a vitamina C contra as células cancerígenas
do cólon e fígado.
Outros estudos descobriram que os fitoquímicos estão
associados à redução do risco de câncer,
doença do coração e diabetes, e que ela
luta contra não apenas o câncer, mas também
infecções virais e bactericidas. Em adição,
eles são anti-alérgicos e anti-inflamatórios.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|