|
| Pimenta vermelha e brócolis
podem prevenir o câncer |
|
|
|
| Fonte: American Association for Cancer
Research, 16/04/2005 |
|
|
|
Dois novos estudos, apresentados na reunião anual do
American Association for Cancer Research, sugerem que vegetais
como o brócolis e temperos como a pimenta vermelha,
podem oferecer benefícios no combate ao câncer,
retardando ou prevenindo o crescimento de células de
tumores cancerosos.
Segundo Sanjay K. Srivastava, Ph.D., pesquisador chefe e
professor assistente do Departamento de Farmacologia da
University of Pittsburgh School of Medicine, foram avaliados a
contribuição da dieta e nutrição
no desenvolvimento de dois tipos de câncer com baixas
taxas de sobrevivência: ovariano e pancreático. "Nós
descobrimos que a pimenta vermelha e o brócolis parecem
ser inibidores efetivos do processo canceroso".
A contribuição da dieta e nutrição
para o risco de câncer, prevenção e
tratamento tem sido o principal foco de pesquisas em anos
recentes porque certos nutrientes em vegetais e agentes dietéticos
parecem proteger o corpo contra doenças tais como o câncer.
Um dos estudos examinou o potencial quimioterápico da
capsaicina, o ingrediente picante na pimenta vermelha que freqüentemente
é associado com atividades anti-oxidativas e
anti-inflamatórias e descobriu que a capsaicina exibe
atividade anti-câncer nas células cancerosas
pancretáticas.
O câncer pancreático é a forma mais
agressiva de câncer com prognóstico extremamente
insatisfatório. Dr. Srivastava e colegas trataram células
pancreáticas humanas com capsaicina e descobriram que
ela rompeu a função mitocondrial resultando na
liberação de citocromo c, que induziu a
apoptose, ou morte celular programada, nas células
cancerosas sem afetar as células pancreáticas
normais.
"Nossos resultados demonstram que a capsaicina é
um potente agente anti-câncer, indicando seu uso
potencial como um novo agente quimioterápico para o câncer
pancreático", disse Dr. Srivastava.
No segundo estudo, Dr. Srivastava e colegas examinaram os
benefícios terapêuticos do fenetil isotiocinato
(PEITC), um constituinte de vegetais crucíferos tais
como o brócolis, no câncer ovariano.
O câncer ovariano é a principal causa de mortes
relacionadas com câncer ginecológico entre as
mulheres nos EUA, muitas vezes detectado em um estágio
avançado, dificultando o seu tratamento com sucesso.
No estudo, células do câncer ovariano foram
expostas ao PEITC por 24 horas, resultando na inibição
significativa da expressão da proteína do
receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR), que
desempenha um papel crucial no crescimento das células
do câncer ovariano. O tratamento com PEITC também
inibiu a ativação do Akt, que é responsável
por proteger as células cancerosas da apoptose. As
concentrações de PEITC usadas no estudo podem
ser obtidas como o consumo alimentar.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|