|
| Demência: Consumo moderado
de álcool pode reduzir seu risco em mulheres mais
velhas |
|
|
|
| Fonte: American Journal of Epidemiology,
01/02/2005 |
|
|
|
Mulheres idosas que bebem uma quantidade moderada de álcool
todos os dias podem estar ajudando a manter suas mentes
afiadas, de acordo com pesquisadores da Wake Forest University
Baptist Medical Center e colegas.
"No nosso estudo, mulheres idosas que beberam
quantidade moderada de álcool tenderam a ter um
desempenho melhor em testes para a função
cognitiva e demência", disse Mark Espeland, Ph.D.,
pesquisador principal. "A maioria dessas mulheres bebem
um ou dois drinks por dia".
Os pesquisadores usaram dados do Women's Health Initiative
Memory Study, um estudo nacional amplo para avaliar os efeitos
da terapia hormonal na demência e na função
cognitiva. Como parte do estudo, as mulheres reportavam quando
álcool elas bebiam diariamente.
A pesquisa descobriu que as mulheres que reportaram tomar
um ou mais drinks por dia conseguiram pontuação
maior nos testes de função cognitiva do que
aquelas mulheres que reportaram beber menos. Função
cognitiva inclui concentração, linguagem, memória
e raciocínio abstrato.
Os pesquisadores acompanharam 4.461 mulheres com idades
entre 65 e 79 anos por uma média de 4,2 anos com o
Modified Mini-Mental State Examinations (MMSE) anualmente, que
é uma mediada da função cognitiva, e
outros testes para detectar prejuízo cognitivo suave e
provável demência.
A demência ocorrre quando habilidades de memória,
julgamento e o pensamento declinam substancialmente a ponto de
interferirem nas atividades básicas do dia-a-dia.
"Existem inúmeras razões para se esperar
que o consumo de álcool seja benéfico",
Espeland disse. "Muitos problemas cognitivos são
devidos a derrames e bloqueio de vasos sangüíneos
no cérebro, e o álcool pode reduzir o
desenvolvimento de coágulos sangüíneos e
aumentar o fluxo sanguíneo e, portanto, melhorar a
cognição".
Espeland disse que o álcool tende a elevar os níveis
de lipoproteína de alta densidade, ou colesterol "bom",
que pode também reduzir o risco estreitamento de vasos
no cérebro. Além do mais, álcool pode
diminuir a formação de placa que está
associada com a doença de Alzheimer.
"Apesar da evidência crescente de que o álcool
é benéfico nessa área, ainda está
não está claro se o consumo de álcool ou
se outra característica é a razão do
risco reduzido", disse Espeland.
Os pesquisadores ajustaram para outros fatores que podem
afetar os resultados, como escolaridade e renda familiar, e
continuaram achando o mesmo padrão de consumo de álcool
associado com uma melhor função cognitiva e
menor risco de demência.
"Mas não podemos descartar que fatores não
medidos afetaram a cognição", disse ele. "Meu
senso é que para mulheres idosas que escolhem beber-e não
estão impedidas de beber por razões médicas
- o consumo moderado de álcool não é
nocivo para a cognição e pode fornecer alguns
benefícios reduzindo o risco de declínio
cognitivo.
"Até nós entendermos melhor as razões
do consumo de álcool estar associado com funcionamento
cognitivo melhor, esses resultados por si próprios não
são uma razão para as pessoas que não
bebem começarem a beber ou para aqueles que bebem menos
aumentarem seu consumo".
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|