|
| Fibras: Pré-escolares não
estão ingerindo o suficiente |
|
|
|
| Fonte: Journal of the American Dietetic
Association, 01/02/2005 |
|
|
|
Uma análise da Penn State sobre as dietas de uma
amostra crianças pré-escolares norte americanas,
com idades entre 2 e 5 anos, mostrou que mais de três
quartos das crianças não estão recebendo
a quantidade de fibra suficiente.
Crianças que consomem o a maior quantidade de fibras
também recebem a dieta mais rica em nutrientes. Porém,
todas as crianças no estudo ingeriram porções
diárias menores que as recomendadas pela Food Guide
Pyramid.
Dra. Sibylle Kranz, professora assistente de ciência
nutricional que liderou o estudo, diz: "Há evidência
clínica que crianças com consumo menor de fibras
estão em risco de prisão de ventre crônica.
Porém, há também outras razões
para encorajar o consumo de fibras em crianças. Por
exemplo, foi mostrado que as fibras diminuem o risco
cardiovascular em adultos. Crianças que ingerem
alimentos ricos em fibras com maior probabilidade se tornarão
adultos que consumirão a quantidade de fibras adequada".
No estudo, as estimativas de consumo de alimentos
basearam-se nas informações fornecidas pelos
pais de 5.437 crianças entre 1994-1996 e 1998. Os
pesquisadores conduziram análises separadas das crianças
com 2 e 3 anos e com 4 e 5 anos e as comparou.
As crianças menores tiveram, em média, um
consumo de fibras maior que as crianças mais velhas. As
crianças de 2 e 3 anos, cujo consumo de fibras estava
no quarto quartil, atendiam às novas recomendações
do National Academy of Sciences Dietary Reference Intake.
Essas recomendações propõem que
americanos de todas as idades consumam 14 g de fibras totais
para cada 1.000 calorias, baseadas na evidência de redução
do risco de doença cardiovascular para esse nível.
As fontes principais de fibras consumidas pelas crianças
foram, na ordem: frutas pobres em fibras, como molho de maçã,
legumes e cereais ricos em fibra. Outros alimentos pobres em
fibras e pouco nutritivos que contribuem com pequenas
quantidades de fibras para a dieta das crianças, tais
como pizzas e outros altamente gordurosos, pratos diversos
baseados em grãos e lanches salgados com alto teor de
gordura, como batatinhas fritas. Vegetais e frutas ricos em
fibra, que deveriam ser a fonte principal de fibras, foram
consumidos em quantidades muito pequenas para contribuir para
a média total de consumo de fibras.
"Uma substituição fácil para ter
mais fibras nas dietas é mudar para produtos de grãos
inteiros e cereais ricos em fibra. Além disso, crianças
geralmente gostam de batata doce, feijão cozido, uvas e
laranjas e todos eles são alimentos ricos em fibras e
nutrientes".
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|