|
| Chá de Camomila é
benéfíco à saúde |
|
|
|
| Fonte: Journal of Agricultural and Food
Chemist, 26/01/2005 |
|
|
|
Por séculos, pessoas que se sentiam doentes ou
estressadas tomavam chá de camomila como um remédio
para todos os males. Agora, pesquisadores na Inglaterra
descobriram novas evidências que esse chá pode
realmente ajudar a aliviar uma grande variedade de indisposições
de saúde, incluindo gripes e cólicas menstruais.
"Este é um entre inúmeros estudos que
fornecem evidência que produtos naturais usados
comumente realmente contêm substâncias químicas
que podem ter valor medicinal," disse a autora do estudo
Elaine Holmes, Ph.D., química do Imperial College
London. "A indústria da saúde está
colocando uma ênfase crescente em alimentos funcionais
incluindo remédios naturais, ainda que poucos trabalhos
tenham sido conduzidos sobre os efeitos de longo prazo desses
produtos na biologia humana. "
A planta herbácea usada no estudo foi a camomila alemã
(Matricaria recutita), também conhecida como
manzanilla, cujas flores e plantas são fervidas como um
chá aromático e saboroso. O estudo envolveu 14
voluntários (sete mulheres e sete homens) em que cada
um bebeu cinco xícaras do chá herbáceo
diariamente por duas semanas consecutivas. Amostras diárias
de urina foram tiradas e testadas durante o estudo, tanto
antes quanto depois de beber o chá de camomila.
Os pesquisadores descobriram que beber o chá está
associado com um aumento significativo nos níveis urinários
de hipurato, um produto resultante de decomposição
química de certos compostos de plantas conhecido como
fenólicos, alguns dos quais estão associados com
o aumento da atividade antibacteriana. Isto pode ajudar a
explicar porque o chá parece impulsionar o sistema
imunológico e combater infecções
associadas a gripes, de acordo com os pesquisadores.
Beber o chá também está associado com
um aumento nos níveis urinários de glicina, um
aminoácido que alivia espasmos musculares. Isto pode
explicar porque o chá aparenta ser útil em
atenuar as cólicas menstruais nas mulheres,
provavelmente relaxando o útero, dizem os
pesquisadores. Glicina também é conhecida por
agir como um relaxante dos nervos, o que também explica
porque o chá aparenta agir como um sedativo suave,
notaram os cientistas. Suplementos com glicina são
vendidos em lojas com este propósito, eles
acrescentaram.
Os níveis de hipurato e de glicina permaneceram
elevados por até duas semanas depois que os
participantes do estudo pararam de beber o chá,
indicando que os componentes podem permanecer ativos por muito
tempo, de acordo com os pesquisadores. Estudos adicionais são
necessários antes que uma conexão mais
definitiva entre o chá e seus supostos benefícios
à saúde possa ser estabelecida, ele enfatiza.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|