|
| Excesso de ferro pode prejudicar
crianças |
|
|
|
| Fonte: Pediatric Academic Societies Annual
Meeting, 05/05/2008 |
|
|
|
Um novo estudo sugere que ferro extra para crianças
que não necessitam dele pode atrasar o desenvolvimento
- resultados que estimulam o debate sobre níveis de
suplemento ótimos de ferro e que poderiam ter grandes
implicações na formulação do leite
do bebê e alimentos industriais.
"Resultados de 25 anos de pesquisa mostram problemas
com a falta de ferro. Para nós, este resultado foi
realmente inesperado," disse Dra. Betsy Lozoff,
University of Michigan, professora pesquisadora no Center for
Human Growth and Development, e principal investigadora do
estudo.
Fórmulas infantis americanas tipicamente vêm
fortificadas com 12mg/l de ferro para prevenir anemia por
deficiência de ferro. A Europa geralmente usa uma
quantidade menor.
Em crianças, a anemia por deficiência de ferro
está associada com um desenvolvimento insatisfatório
e durante a gravidez ela contribui com a anemia nas mães,
contribuindo para nascimento prematuro, peso baixo no
nascimento e outras complicações.
O estudo com 494 crianças chilenas mostrou que
aquelas que receberam a fórmula fortificada com 12 mg
de ferro na infância, aos 10 anos tiveram
desenvolvimento cognitivo e visual-motor menor do que daquelas
que receberam uma formulação com menor
quantidade de ferro.
Lozoff enfatizou que a maioria das crianças que
receberam a fórmula de 12 mg não mostraram
pontuações menores. Mas os 5% da amostra com os
níveis mais altos de hemoglobina aos seis meses de
idade apresentaram os piores resultados. Nosso organismo
precisa de ferro para produzir hemoglobina, uma substância
nas células vermelhas do sangue que as possibilita
carregar oxigênio. Hemoglobina alta geralmente indica
ferro suficiente.
Crianças afetadas adversamente tiveram uma média
de11 pontos a menos no QI e 12 pontos a menos na integração
visual-motora, na média; a pontuação
total média em ambos os testes foi 100. Um padrão
similar foi observado para memória espacial e outras
medidas visuais motoras.
Lozoff notou que não eram muitas as crianças
no Chile que tinham níveis altos de hemoglobina já
que não havia programa de fortificação de
ferro mas nos EUA, mais de 5% das crianças americanas
podem ter níveis altos de hemoglobina no início
da infância.
Nesse estudo aleatório, crianças saudáveis
sem anemia por deficiência de ferro receberam tanto fórmula
de 12mg como de 2,3 mg entre 6 a 12 meses e foram acompanhadas
por 10 anos.
O próximo passo é testar novamente os
participantes aos 16 anos, disse Lozoff.
O leite materno contém o ferro que o bebê
precisa para o período entre os quatro e seis meses,
disse Lozoff. Outras fontes importantes de ferro para bebês
incluem fórmulas infantis fortificadas com ferro,
pastilhas de ferro e carne.
As crianças normalmente não fazem exames para
verificar os níveis de hemoglobina ou ferro antes de
9-12 meses. Poderia ser prematuro recomendar um teste mais
cedo ou evitar o suplemento de ferro baseado nos resultados do
estudo, disse Lozoff. Ela espera que os pais estejam atentos,
mas enfatiza que os resultados devem ser reproduzidos em
outros estudos. "Neste momento, não há base
para mudar a prática, mas é realmente importante
que continuemos a pesquisa sobre este assunto," disse
ela.
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|