Emedix
Imagens
Diretório de Saúde Dicionário Médico Medicamentos Genéricos Comunidades Virtuais
Saúde no dia-a-dia
linha
  Alimentação Saudável
linha
  Atividade Física
linha
  Saúde da Família
linha
  Vitaminas/Sais Minerais
linha
  Fitoterápicos
linha
Doenças e Prevenção
linha
  Artigos médicos
linha
  Perguntas & Respostas
linha
  Ponto de Vista
linha
Descobertas Científicas
linha
  Notícias da Semana
linha
  Arquivo de Notícias
linha
  Notícias Setor Saúde
linha
  Agenda de Eventos
linha
Variedades
linha
  Cartão virtual
linha
  Teste seu conhecimento
linha
  Pesquisas Online
linha
  Serviços ao Leitor
linha
sobre nós
linha
  Equipe
linha
  Colaboradores
linha
  Campanhas de saúde
linha
  Anuncie Conosco
linha
  Termo de Compromisso
linha
Desenvolvimento: Tecnoweb

Notícias Janeiro de 2011

Recomendada a redução de consumo de sal

Circulation, 13/01/2011

A American Heart Association recomenda que profissionais de saúde, a indústria de alimentos e o governo intensifiquem os esforços para reduzir a quantidade de sódio (sal) que os americanos consomem diariamente. Recomenda-se que o consumo diário de sódio não ultrapasse 1.500 miligramas (mg) de sódio por dia por causa dos seus efeitos nocivos à saúde: pressão arterial elevada e maior risco de acidente vascular cerebral, ataques cardíacos e doenças renais.

A pressão arterial alta (hipertensão) é um importante problema de saúde pública - cerca de 90% de todos os americanos irão desenvolver hipertensão durante a vida. Atualmente, o consumo de sódio é duas vezes maior do que o limite máximo recomendado, sendo 77% do consumo proveniente de alimentos embalados, processados e de restaurantes.

"Mesmo uma redução modesta no consumo - por exemplo 400 mg por dia, produziria benefícios importantes", diz um dos autores.

Em 2005, o United States Dietary Guidelines recomendava um limite máximo de ingestão de sódio de 2.300 mg/dia, considerado elevado por muitos especialistas em saúde.

No início deste ano, o comitê do Dietary Guidelines Advisory recomendou ao United States Department of Agriculture (USDA) e ao U.S. Department of Health and Human Services (HHS) que esse limite seja reduzido para 1.500 mg/dia.

O comitê consultivo composto por cientistas que analisaram os estudos científicos mais recentes e criou um conjunto de recomendações que está sendo analisado pelos secretários dessas instituições.

Recentemente, a American Heart Association reduziu a quantidade máxima de sódio que pode ser ingerida ao dia para 1.500 mg, após a constatação de que a maioria da população americana ou tem a pressão arterial alta ou estão em alto risco para desenvolvê-la.

Segundo o comitê:

  • à medida que aumenta o consumo de sódio, aumenta a pressão arterial e o risco de resultados negativos de saúde;
  • independente dos seus efeitos sobre a pressão arterial, o consumo de sódio em excesso prejudica o coração, rins e vasos sanguíneos;
  • os possíveis benefícios da redução do sódio para a saúde pública são imensos e se estendem a todos os americanos;
  • a evidência científica sobre os efeitos adversos do excesso de sódio é forte e convincente.

Mais artigos:

Otimismo diminui o risco de morte em mulheres - Circulation, 10/08/2009

Dieta pobre em gordura traz menos benefícios do que o esperado - Journal of the American Medical Association, 08/02/2006

Cafeína limita fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco - Journal of the American College of Cardiology, 17/01/2005

Pressão sanguínea normal pode aumentar anos de vida - Hypertension, 06/07/2005

Dieta DASH pode fazer mais que reduzir pressão sanguínea - Journal of American Dietetic Association, 02/11/2004

Localização da gordura corporal é importante para o prognóstico do risco de ataque cardíaco - American Journal of Epidemiology, 27/10/2004

Maior fluxo sanguíneo conduz a vasos mais saudáveis - Circulation Research, 24/01/2003

Vitaminas C e E podem aumentar efetividade da insulina - Kidney International, 29/01/2003

Colesterol também faz mal ao cérebro - Archives of Neurology, 14/03/2002

Depressão dobra o risco de ataque cardíaco em pacientes hipertensos - Psychosomatic Medicine, 22/03/2001

Reposição hormonal ajuda pressão sanguínea quando feita nos primeiros cinco anos da menopausa - Colégio Americano de Cardiologia, 19/03/2001

A terapia de reposição hormonal não afeta o risco de derrame - Circulation, 05/02/2001

Nozes reduzem o risco de doenças do coração - Nutrition Reviews, 08/05/2001

Os benefícios de parar de fumar - Nicotine & Tobacco Research, 20/08/2001

Ácido Fólico e Vitamina B12: Potencial para tratamento de doenças cardíacas - Journal of American Medical Association, 21/08/2001

O estresse pode aumentar o risco de doenças do coração em mulheres - Sociedade Psicossomatica Americana, 08/03/2001

Quem bebe leite está fora do risco de doenças do coração - Journal of Epidemiology and Community Health, 09/05/2001

A depressão pode aumentar o risco de morte por doenças do coração - Archives of General Psychiatry, 14/03/2001

Dieta rica em fibras e pobre em gorduras traz poucas desvantagens - Annals of Behavioral Medicine, 01/08/2001

Dietas ricas em gordura monoinsaturada também têm efeitos positivos sobre o LDL - Journal of Nutrition, 01/06/2001

Asma pode aumentar o risco de doenças do coração em não-fumantes - Conferência Anual sobre doenças Cardiovasculares, Epidemiologia e Prevenção, 02/03/2001

Depressão pode aumentar risco de doenças do coração - Circulation, 10/10/2000

Mantenha-se ativo após o primeiro ataque cardíaco!!! - Circulation, 31/10/2000

Dieta do Mediterrâneo dá mais anos de vida após um ataque cardíaco - Sessões Científicas da Associação Americana do Coração, 12/11/2000

Exercícios físicos mantém jovens os vasos sanguíneos - Circulation: Journal of the American Heart Association, 27/06/2000

Fumantes perdem antioxidantes que protegem contra doença do coração - Journal of the American Heart Association, 15/05/2000

Fumaça de cigarro sufoca o coração - Circulation: Journal of the American Heart Association, 12/09/2000

Fatores de risco para doenças do coração não devem ser ignorados na juventude - Circulation: Journal of the American Heart Association, 25/07/2000

Estresse aumenta risco de doenças do coração em mulheres - Sociedade Norte Americana da Menopausa, 09/09/2000

A aspirina pode trazer mais problemas do que benefícios na prevenção de doenças coronárias - British Medical Journal, 29/06/2000

Ácido fólico e cereais reduzem níveis de homocisteína e risco de doenças do coração - The American Journal of Clinical Nutrition, 30/05/2000

Vitamina E age como agente anti-inflamatório em diabetes tipo II - Circulation, 11/07/2000

As doenças do coração começam na juventude - American Heart Association, 09/11/1999

Dieta tradicional chinesa ajuda a prevenir doenças do coração - American Heart Association, 10/11/1999

Caminhada elimina risco de ataque cardíaco em idosos - Circulation: Journal of the American Heart Association, 06/07/1999


Buscar mais artigos:  


Enviar a um amigo



Rejevenescimento Facial
Técnica que utiliza a gordura da própria pessoa. Efeito natural e duradouro.
www.hlamblet.com.br
Mais saúde e qualidade de vida
Criamos folders e apresentações digitais para as campanhas de saúde de sua empresa.
Emedix


[voltar] [topo]

Atenção: As informações contidas neste site têm caráter informativo e não devem ser utilizadas para realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Proibida a reprodução, distribuição ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste site estando o infrator sujeito às sanções legais cabíveis.


notícias 2011
Jan Fev Mar
Abr Mai Jun
Jul Ago Set
Out Nov Dez

Mais notícias:
1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

+ notícias
marcador Estudo mostra como a maconha suprime as funções imunes
marcador Chocolate preto é bom para diabetes Diabetic Medicine, 18/10/2010
marcador Exercícios podem aumentar o volume do cérebro de pacientes com esquizofrenia
marcador Óleo de peixe reduz risco de distúrbios psicóticos
marcador Chumbo pode ser o responsável pelo TDAH
marcador Desinfetantes podem levar ao crescimento de superbactérias
marcador O que você come depois dos exercícios faz diferença
marcador Poluição ambiental e diabetes podem estar associados
marcador Aveia é saudável
marcador Exercício reduz ansiedade, estresse e depressão na menopausa
Home Saúde no dia-a-dia: Doenças e Prevenção: Pesquisas Científicas: Variedades: Sobre nós:
Contato Alimentação Saudável Artigos Médicos Notícias da Semana Cartão virtual Anuncie Conosco
Newsletter Atividade Física Perguntas e Respostas Arquivo de Notícias Pesquisas Online Equipe
Diretório de Saúde Saúde da Família Ponto de Vista Notícias - Setor de Saúde Testes e Curiosidades Colaboradores
Medicamentos Genéricos Vitaminas e Sais Minerais Comunidades Virtuais Agenda Serviços ao Leitor Termo de Compromisso
Dicionário Médico Fitoterápicos
Mapa do site
Desenvolvimento:Tecnoweb - Tel: (0xx21)2523-9108
Todos os direitos Reservados. 2000 - 2011 ®
Início
Newsletter
Anuncie
Mapa
Contato

Siga-nos! Emedix no Twitter
Pesquisar
Ecard
Newsletter
Recomendar