|
|
Consumir álcool após
os 75 anos diminui o risco de desenvolver demência
|
|
|
|
|
Boston University Medical Center, 07/03/2011 |
|
|
|
Pesquisa realizada com 3202 indivíduos alemães
com mais de 75 anos e sem demência no início do
estudo constata que aqueles que consumiram álcool
moderadamente tiveram menor risco de desenvolver demência.
No início da pesquisa, os participantes foram
avaliados em relação a demência, consumo
de álcool e foram acompanhados 1,5 e 3 anos depois.
Foram realizadas entrevistas clínicas estruturadas, que
incluiu uma avaliação detalhada do consumo de álcool
e diagnósticos de demência utilizando o DSM-IV
(Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders). As
associações entre o consumo de álcool (em
gramas de etanol), tipo de álcool (vinho, cerveja,
bebidas alcoólicas mistas) e demência incidente
foram avaliadas.
Dos 3.202 indivíduos sem demência no início
do estudo, 217 preencheram os critérios para a demência
durante o acompanhamento. Aqueles que consumiam álcool,
apresentaram cerca de 30% menos demência total e 40%
menos doença de Alzheimer do que os participantes que não
consumiam bebidas alcoólicas. Não foram
observadas diferenças significativas em relação
ao tipo de bebida alcoólica consumida.
Em geral, esses resultados são semelhantes aos vários
estudos anteriores com idosos e sugerem que o consumo moderado
de álcool está associado com menor incidência
de demência, mesmo entre indivíduos com 75 anos
ou mais.
As conclusões dos autores sugerem que o consumo leve
a moderado de bebida alcoólica é inversamente
relacionado à incidência de demência, também
entre os indivíduos com 75 anos ou mais.
Mais artigos:
Exercitar
o cérebro retarda início do declínio da memória
- Neurology, 04/08/2009
Pessoas
tranquilas e socialmente ativas tem menor risco de desenvolver demência
- Neurology, 20/01/2009
Vinho
pode proteger contra a demência - American Journal of
Epidemiology, 10/04/2008
Deficiência
de folato associada com a triplicação do risco de demência
- British Medical Journal, 04/02/2008
Fumantes
possuem mais chances de desenvolverem demência - Neurology, 04 /09
/2007
Solidão
é associada com aumento de risco para a doença de
Alzheimer -Archives of General Psychiatry, 01/02/2007
Volume
cerebral reduzido pode predizer a demência em pessoas idosas -
Archives of General Psychiatry, 02/01/2006
Fluxo
sanguíneo para o cérebro pode ser a pista para algumas demências
- Radiology, 05/09/2005
Demência:
Consumo moderado de álcool pode reduzir seu risco em mulheres
mais velhas - American Journal of Epidemiology, 01/02/2005
Terapia
com estrogênio pode aumentar o risco de demência em mulheres
- JAMA, 23/06/2004
Terapia
de reposição hormonal aumenta o risco de se ter demência
- JAMA, 27/05/2003
Consumo
moderado de álcool está relacionado ao baixo risco de demência
em adultos - Journal of the American Medical Association, 19/03/2003
Beber
vinho pode diminuir o risco de demência - Neurology, 12/11/2002
Terapias
alternativas podem ajudar pessoas com demência - British Medical
Journal, 05/12/2002
Vitaminas
C e E podem proteger contra o declínio mental e algumas demências
- Neurology, 28/03/2000
Hipertensão
aumenta risco de declínio cognitivo - American Academy of
Neurology, 10/12/1999
[voltar]
[topo]
Atenção:
As informações contidas neste site têm caráter
informativo e não devem ser utilizadas para realizar
auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Proibida a reprodução, distribuição
ou publicação, parcial ou total, do conteúdo deste
site estando o infrator sujeito às sanções legais
cabíveis.
|